Cabo Nathan é formado em Direito e Gestão Pública, e possui pós-graduação em Ciências Criminais e Educação em Direitos Humanos. Com anos de atuação como policial militar na região de Teófilo Otoni, conhece o problema da criminalidade como a palma da sua mão, tendo prendido muitos criminosos e evitado muitas tragédias.
Além de sua atuação como policial militar, Cabo Nathan foi líder da luta sócio-ativista da sua classe, tendo integrado e presidido por cinco anos a Associação dos Praças do Nordeste Mineiro (APNM), que posteriormente se expandiu para a Associação dos Praças do Interior de Minas, tendo expandido a entidade de 800 para 2.000 associados e criado novas sedes em diferentes cidades do estado. Durante sua gestão, foi responsável por grandes conquistas e avanços para os policiais militares e para a segurança pública do estado.
Devido à sua forte atuação e defesa da Polícia Militar, Cabo Nathan foi vítima de perseguição e assédio moral, que culminaram com o seu afastamento da Polícia Militar.
Desde cedo, atuou na vida política da cidade, inclusive como estagiário na Câmara e Prefeitura de Teófilo Otoni, além de ter participado da vida partidária. É filho do vereador histórico de Teófilo Otoni, Taquim da Sucam.
Atualmente, Cabo Nathan atua como empreendedor, gerando renda e empregos em Teófilo Otoni. Seu objetivo principal é combater o crime na cidade, tornando-a mais segura para os cidadãos, e possibilitar que as pessoas possam empreender e sustentar suas famílias de forma honesta, sem que a Prefeitura as atrapalhe como vem acontecendo atualmente.